Os leões são mencionados mais de cem vezes na Bíblia.
Nos tempos de Abraão e de Davi ainda havia muitos leões em Israel, mas agora não há mais leões selvagens no país.
|
Leões |
|
Leoa e Leão |
Os leões são parentes dos gatos, porém são muito maiores do que eles. Eles muitas vezes medem por volta de três metros do nariz até a ponta da cauda, e muitos têm uma altura de 1,20 centímetros. Um leão grande pode pesar 230 quilos.
A cabeça dum leão é grande, e os machos têm pêlo comprido no pescoço. O pêlo deles é marrom amarelado, e as pessoas não podem ver facilmente um leão à distância, por ele ser mais ou menos da mesma cor das pedras e da terra. Os leões rugem muito alto. Alguns dizem que o rugido deles parece com trovão bem forte.
|
leão rugindo |
Os leões são bem fortes e perigosos. Eles matam e comem outros animais. Geralmente eles
caçam em pares, e às vezes, caçam em grupos grandes. As leoas são as que caçam mais do que os machos. Nos tempos antigos em Israel, os leões muitas vezes atacavam as ovelhas e as cabras, matavam-nas e comiam. Eles também matavam e comiam porcos do mato, veados, gazelas, cabrito montês e gado. Os leões geralmente se aproximam em silêncio e depois saltam repentinamente sobre o animal caçado. Derrubam o animal e o matam com um golpe de pata, ou com seus dentes e unhas agudas. Quando o animal já está morto, o leão o arrasta ou o carrega na sua boca para comer em outro lugar.
|
Leão arrastando sua caça |
Os leões raramente matam as pessoas mas, um golpe duma pata enorme desse animal na certa pode matar uma pessoa. As leoas protegem seus filhotes de perigo e se tornam furiosas e muito perigosas quando ameaçadas.
Os israelitas tentavam matar os leões sempre que podiam, porque estes enormes animais matavam muitas ovelhas e cabras.
De fato, é por isso que não há mais leões em Israel hoje em dia, exceto nos zoológicos. Às vezes, os homens cavavam um grande buraco e faziam uma cilada para que o leão caísse no buraco. Às vezes, eles estendiam grandes redes na entrada da cova onde o leão dormia. Então mandavam cães para latir, ou jogavam paus, pedras ou tochas para a cova.
Quando o leão espantado saía, a rede caía e o prendia, sem jeito de escapar. Depois eles ou matavam o leão, ou o guardavam numa cova ou jaula.
Às vezes, os reis tomavam os criminosos condenados
e os presos das guerras e os jogavam para a cova onde se guardavam os leões capturados. Estes em pouco tempo matavam as pessoas.