domingo, 23 de junho de 2013

ASDODE

Asdode

Era o orgulho militar dos filisteus da antiguidade. Está situada sobre uma colina baixa e de forma arredondada, a 14 quilômetros  a noroeste da antiga Ascalom, e a 5,6 quilômetros a sudeste da moderna colônia judaica de Asdode.
ASDODE
O montículo ocupa uma área de aproximadamente 40,5 hectares. Essa área contém uma acrópole bem definida e uma cidade mais abaixo.

Quando os filisteus capturaram a Arca da Aliança, eles a trouxeram para Asdode e a colocaram no templo de Dagom.Na manhã seguinte, o povo ficou profundamente impressionado ao saber que Dagom havia sido encontrado prostrado em terra diante da Arca de Deus( I Sm 5:3).
imagem ilustrativa da Arca da Aliança

 Isaías relata (20:1) que Sargom (705-721 a.C), rei da Síria, enviou Tartã, seu general, para tomar a cidade de Asdode.Alguns críticos tinham posto em dúvida esta afirmação, porque a história secular não faz nenhuma menção deste rei.Porém, em 1842, Paul Emile Botta escavou a cidade de Corsabad e encontrou um cilindro octogonal com os seguintes dizeres sobre o rei Sargom:
cilindro de Corsabad
 "Em minha nona expedição à terra que está ao lado do grande mar, à Filistia e à Asdode eu fui...as cidades de Asdode de Gimzo dos asdodeus, eu sitiei e capturei."Eródoto relata que Psamético I (610-633 a.C), faraó do Egito, sitiou Asdode por 29 anos, antes de submetê-la ao domínio egípcio.
Rei Sargom

Rei Sargom

Filipe, o evangelista, foi a Asdode, (chamada Azoto nesse tempo), depois que batizou o eunuco etíope( At 8:40). Em 1962, enquanto Moshe Dotan e David Noel Freedman realizavam escavações em Asdode, descobriram 20 níveis de extratos de vários assentamentos, o que indica uma ocupação contínua desde o 17 séc a.C até o final dos tempos bizantinos.Nos três extratos filisteus (XIII-XI), eles encontram uma porta de uma cidade, um templo, restos de casas, celeiros, lagares, fornos, ferramentas agrícolas, instrumentos de guerra e celos inscritos em um idioma desconhecido.
Azoto
AZOTO

A escavação confirmou o registro bíblico da destruição de Asdode por Uzias, rei de Judá (II Cr 26:6).Também descobriu o esqueleto de 3.000 homens que morreram durante a conquista da cidade por Sargom. Um fragmento da coluna de Sargom, que ele construiu no ano 712 a.C.,é uma prova adicional deste fato.