domingo, 23 de junho de 2013

CAVERNA DE ADULÃO



                                                     Caverna de Adulão 
 Adulão a gruta que com frequência serviu como sede secreta a Davi e seus 400 ou 600 homens , tem sido situada tradicionalmente no deserto da Judéia, sobre o inclinado precipício sul de Wadi khareitun ,a 1,2 quilometro ao sul de Herodium, e a cinco quilômetros de Tecoa .                      
Caverna de Adulão

Vista aérea da região de Herodium
elevado de Heródium 
Heródium avistado desde Tecoa 


Há uma rusticidade oculta e rara nas proximidades do lugar ,com fragmentos maciço de rochas espalhado pela gruta, que está situada em um penhasco comprido e estreito na parte de cima da base do barranco .uma enorme pedra rachada , de muitas toneladas de peso , quase obstrui a entrada da gruta . Perto dali, há um manancial de águas correntes, clara e fresca.

Águas corrente próximo a caverna de Adulão
Águas claras e fresca nas proximidades da Caverna de adulão

       O único acesso à cova  ´e uma abertura circular de uns 2,2 metros de altura.
Caverna de Adulão

Caverna adulão
Adulão




 Na parte de dentro há uma passagem sobre o estreito que conduz a uma cova pequena , e partindo dela uma passagem serpenteada leva a uma grande câmara, que mede aproximadamente 473 metros quadrados.
Existem passagens estreitas que se ramificam e conduzem a outras câmaras de grande tamanho , alguns dos quais se encontram em níveis mais baixos, e com espaço suficiente na parte interior para 1000 homens.

Adulão
 O lugar parece reunir as características que lhe são dados nos relatos bíblicos, onde Davi se ocultava com frequência do rei Saul.